Religião

Fiéis participam de homenagens a Santa Bárbara e Iansã em Salvador

[Fiéis participam de homenagens a Santa Bárbara e Iansã em Salvador]
Por: Vagner Souza/BNews Por: Redação BNews 0comentários

Tradicional em Salvador, a festa de Santa Bárbara (no catolicismo) e Iansã ( no candomblé) reuniu milhares de devotos nesta quarta-feira (04). Esse ano em especial, a data coincidiu com o dia da semana (quarta) que exalta Iansã, sincretismo do candomblé que representa Santa Bárbara. O fato, exaltou a fé dos participantes do festejo. 

Uma missa campal foi celebrada pelo padre Jonathan de Jesus da Silva, na ladeira da Igreja do Rosário dos Pretos, no Pelourinho, em seguida uma procissão seguiu para o quartel de Amaralina, na Barroquinha. 

A tradição religiosa marcou a 45º vez que o casal Lúcia Margarida, dona de casa e Júlio Costa, aposentada, participam do cortejo juntos. A fé de ambos iniciou antes do casamento, são praticantes do candomblé e tocam um terreiro no bairro de Areia Branca. 


“Minha mãe a vida toda ofertou caruru para Santa Bárbara, eu não perpetuei a tradição, no entanto, meu marido todo dia 02 de julho, data de aniversário dele, faz a oferenda com a comida baiana”, disse Lúcia. 

Embora haja essa fé e tradição com Bárbara/Iansã, os “Oris”, ou seja, os guias que acompanham o casal são Obaluaê e Iemanjá.  Os filhos e neta do casal também atuam na casa de axé e perpetuam da fé de Bárbara/Iansã. “Meus filhos são Ogans e minha neta Ekedi”, explicou Lúcia. 

O casal não atribui nenhum milagre ou pedido em especial a Santa Bárbara, mas confessam um amor que só quem é do “axé” entende, é tanto que todos os anos há a festa para Iansã no terreiro deles, no entanto, não é celebrado no dia 04, sempre no fim de semana posterior a data de celebração. 
 

Os comentários não representam a opinião do portal; a responsabilidade é do autor da mensagem.

Leia os termos de uso

jusnews

Na Sombra do Poder

PodCast

Mais Lidas